Compromisso com Deus Em 3 Atitudes

TEXTO: Jr 30:22 “Por isso vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

 TEMA: Compromisso com Deus Em 3 Atitudes

Compromisso com Deus é algo que precisamos demonstrar e viver ao longo da nossa caminhada cristã. É algo indispensável. Um Deus magnifico como o nosso exige isso. Dedicação a ele e a sua Palavra é a demonstração de que reconhecemos sua majestade e nos submetemos a ela.

 Sendo assim neste estudo bíblico você verá uma análise detalhada de como é possível desenvolver um relacionamento com Deus, de forma sadia e estruturada, de maneira prática e objetiva.

 1. COMPROMISSO COM DEUS E COM A SUA PALAVRA

                 Ao longo da história do cristianismo não é incomum encontrarmos pessoas querendo fazer uma série de coisas “em nome de Jesus”, mas sem nenhum compromisso com a Palavra de Deus.

Inúmeras heresias, homens e mulheres sem paixão. Discursos vazios, pregações entediantes. Tudo isso e muito mais é fruto de relacionamentos sem compromisso com o Senhor e com a sua Palavra.

O salmista nos dá um exemplo contundente ao declara o seu amor pela Palavra de Deus (Salmos 119:97 Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. NVI). Esse amor é expresso por meio da meditação diária e contínua na verdade Sagrada, algo que produz crescimento espiritual.

comportamento de Jesus na tentação do deserto é um maravilhoso exemplo de compromisso com Deus. Ele resistiu firmemente aos argumentos do diabo com uma expressão poderosa: “Está escrito…” (Lucas 4.4 “Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem“”).

Ou seja, é algo que está diretamente ligado aos fundamentos da Palavra de Deus. O bom desenvolvimento de um, precisa necessariamente do outro como alicerce.

 2. COMPROMISSO A OBRA DE DEUS

            Cristãos sem compromisso nas Igrejas dos nossos dias é mais comum que um parlamentar investigado na “lava-jato”. É uma vergonha!

O Senhor Deus já disse isso ao profeta Jeremias há alguns milhares de anos atrás, que qualquer um agisse de maneira fraudulenta em sua obra, é maldito (Jeremias 48:10 “Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! Maldito aquele que impede a sua espada de derramar sangue!” Comentário: Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”. Quando passei por este versículo na minha leitura diária, parei para refletir. Pesquisei um pouco mais e vi que outras versões falam de fazer a obra com negligência ou de maneira fraudulenta. O sentido é de não ser honesto e diligente no trabalho do Senhor. O Senhor condena o engano, a hipocrisia, a preguiça e a falta de zelo no serviço a ele.). Pessoas que substituem suas responsabilidades na obra do Senhor por qualquer coisa, estão debaixo do “radar negativo” de Deus.

Compromisso com Deus exige compromisso com a Sua obra. Se você assumiu algo no Reino, siga em frente e dê o seu melhor até o fim. 

Em algum momento de seu ministério, um ouvinte disse ao Senhor Jesus que o seguiria, mas pediu para ir se despedir de seus familiares. A isso, O Mestre respondeu que não devemos olhar para trás na hora do chamado (Lucas 9:61 “Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família”.
62 Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus“.).

Ele “põe um grifo” na atenção de quem serve na obra de Deus. Se alguém quer arar a terra em linha reta não pode olhar para trás. Ou seja, só há uma forma de demonstrar empenho com a obra de Deus, e é por meio do foco.

Compromisso com Deus e com a sua obra só podem ser comprovados por meio de uma vida dedicada. Focada. Aquele que ara a terra não pode simplesmente deixar de arar, ou fazê-lo de qualquer forma.

Uma das coisas que me chamam a atenção neste ponto, é o que o Senhor Deus diz a Habacuque. Ele ordena que o profeta escreva a visão, tornando-a legível, grande, de forma que até que passasse rapidamente, pudesse enxergar. Era talvez o primeiro outdoor da civilização (Habacuque 2:2).

 O Objetivo?

O Senhor dá uma instrução a Habacuque para que todas as pessoas que passassem por ele soubessem de sua dedicação e seu foco para com a missão.

Acredito que Deus espera o mesmo de nós. Se você deseja demonstrar compromisso com o Senhor, tenha compromisso com a obra dele.

 3. COMPROMISSO COM A IGREJA DE DEUS

                 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. (Salmos 84:10)

                             É impressionante o número de pessoas que acham que para ser um cristão saudável não é mais necessário ir a Igreja ou ser da Igreja, porque são Igreja. Pensam que a intimidade com Deus está desligada da vivência no Templo.

 Horrível engano!

                         Escolho seguir pelo caminho do salmista. Prefiro estar na casa de Deus. Desfrutar da comunhão entre os irmãos (Salmos 84:10). Estar na casa de Deus é estar na casa do Pai. O Salmista demonstrava profunda alegria pelo “simples” fato de ser convidado a ir a casa do Senhor (Salmos 122:1).

                                 Seu compromisso com Deus exige que você tenha compromisso a Igreja de Deus. Ela é o corpo de Cristo. A noiva do Cordeiro.

                                                                           Ao longo de sua vida e ministério o Senhor Jesus Cristo esteve continuamente no Templo. Após sua ascensão, os apóstolos mantiveram a rotina de estar todos os dias no templo e nas casas, para ensinar sobre Jesus (Atos 5:42).

                                                                                         Particularmente amo a casa do Senhor. Posso sinceramente dizer que é uma das paixões da minha vida. Estar na Igreja, como Igreja, para adorar ao Senhor e aprender no seu Santo Templo.

Compromisso com Deus exige compromisso com a Igreja. Por melhor que seja sua intenção não há como desvencilhar um do outro.

CONCLUSÃO

Pacto com Deus é demonstrado pelo relacionamento saudável com a Palavra, com a obra de Deus e com a Igreja.

                       Há uma tentativa de promover um desligamento entre essas coisas. Mostrar que não há necessidade de manter os elementos sagradas porque afinal, Deus transcende todas elas.

 É um engano!

                                              Embora, concorde com a transcendência do nosso Deus, de saber que não somos capazes de construir uma casa que lhe comporte, sei que elas são símbolo das coisas que são eternas e estão por vir.

                                               Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário e amplie a exposição do assunto. Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Deus abençoe!

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.