A recompensa da generosidade

TEXTO: Pv 22:9 “O que é de bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre.” ara

Pv 22:9 “Quem é generoso, será abençoado, porque partilha sua comida com o pobre” Bíblia Judaica

 TEMA: Pessoa generosa compartilhar alimentos (A recompensa da generosidade) 

O de bom coração, oposto ao maldoso, ou seja, avarento ou invejoso (Pv 23:6 “Não comas o pão do invejoso, nem cobices os seus delicados manjares.” ara; 28:22 “Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria.” ara), é o que piedosamente reparte o seu pão com o pobre.

A generosidade é o caminho da prosperidade. No reino de Deus, você tem o que dá e perde o que retém. Quem fecha as mãos com usura deixa vazar entre os dedos aquilo que tenta segurar, mas quem abre as mãos para abençoar será cumulado de fartura. O generoso será abençoado. Alguns homens excepcionais têm olhos do bem” “é o caminho bom que um homem deve abrir, isto é, são benévolos (Que deseja bem aos outro; que tem bons propósitos; bem-intencionado; que sente por outrem afeição; amigo, afável (delicado, educado no trato com outrem; amável, cortês; de aspecto ou fisionomia agradável, bondosa.). Olham ao redor para verificar que bem podem fazer. O SENHOR, do qual fluem todas as bênçãos, recompensa o generoso mediante seu poder promissor de conceder vida prolongada, descendentes, propriedades e poder (Pv 10.6 “Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência. 7 A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão. ara; 20:6 “Muitos proclamam a sua própria benignidade; mas o homem fidedigno, quem o achará? 7 O justo anda na sua integridade; felizes lhe são os filhos depois dele.” ara). E quando percebem uma necessidade, contribuem para sua realização.

Estamos falando sobre a lei do amor. A medida de um homem é a sua generosidade Pv 19.17 “Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício.” ara. A alma generosa prospera, mas quem retém mais do que é justo sofre grande perdas (Pv 11:24 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.” ara).

Quem dá ao pobre empresta a Deus (Pv 19:17 “Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício.” ara). Aquilo que fazemos ao próximo, isso fazemos a Jesus (Rm 13:10 “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” ara; Lc 10:37 “Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” ara; Tg 2:8 “Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;” ara).  O homem bom é um bom olho. O homem mesquinho tem um olho mesquinho, mau (ver Pv 23.6 “Não comas o pão do invejoso, nem cobices os seus delicados manjares.”; 28.22 “Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria.” ara)

Uma das maneiras pelas quais um homem bom exprime a sua benevolência é dando esmolas aos pobres (uma virtude constante dos hebreus). Até um copo de água fria que damos a alguém em nome de Cristo não ficará sem recompensa. Moisés orientou, da parte de Deus, o povo de Israel nos seguintes termos (Dt 15:7 “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; 8 antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9 Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração, nem digas: Está próximo o sétimo ano, o ano da remissão, de sorte que os teus olhos sejam malignos para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada, e ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10 Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o Senhor, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes. ara). O Eterno também nos advertirmos há sermos generosidade para com os pobres e não ao contrário (Pv 14:21 “O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz. 31 O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a esta honra o que se compadece do necessitado.”; 28:27 “O que dá ao pobre não terá falta, mas o que dele esconde os olhos será cumulado de maldições.” ara).

Sejamos cumpridores das Escrituras e não apenas ouvintes. Que o Eterno abençoe sempre os que dá com alegria.

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.