ATITUDES DIANTE DA DISCIPLINA

TEXTO: Hebreus 12:4 “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. 12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; 13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.” ara

 

INTRODUÇÃO:

Sempre que ouvimos a palavra disciplina fazemos uma associação negativa. Na verdade, a palavra disciplina é derivada do radical discípulo e indica o processo pelo qual somos conduzidos no caminho correto. Disciplinar tem, portanto, a ideia de conduzir ou fazer retomar ao caminho certo. Assim, quando um pai disciplina seu filho ele deveria estar procurando colocar seu filho no caminho certo. Por isso somos convidados a encarar a disciplina dentro desta perspectiva, e desta forma quero meditar está tema: “Atitudes diante da Disciplina”.

 

  1. NÃO MENOSPREZAR A DISCIPLINA (V.5 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;”): O filho está na casa do pai, onde deve tirar proveito das sábias admoestações e da benigna correção de um pai que ama. A família é o lugar de treinamento com vistas à maturidade e maturidade só se alcança com exercício. Menosprezar tem o sentido de desconsiderar ou se revoltar e rebelar diante da imposição da disciplina. A disciplina é uma necessidade vital para aqueles que precisam ter a sua alma fortificada. Os crentes hebreus eram lentos em ouvir e rápidos em esquecer os preceitos da Palavra de Deus.

 

  1. ACEITAR A DISCIPLINA COMO FILHOS AMADOS (V.6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”): Somos convidados a aceitar a disciplina como um ato do amor de Deus para com seus filhos. O autor cita “Provérbios 3:11 “Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.12 Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” acf) para mostrar que a disciplina não significa ausência de amor, mas uma demonstração de amor paternal. Calvino a declarar que aqueles que não suportam a disciplina de Deus para a sua salvação, ao contrário, rejeitam esse sinal de sua paternal benevolência, não passam de perfeitos ingratos. Disciplina não é castigo. Deus não pune seus filhos, pois já puniu seu Filho na cruz em lugar deles. Deus disciplina para nos corrigir e nos fortalecer, em vez de nos punir para nos castigar. Deus é como o agricultor que poda a videira para que ela produza mais fruto ainda. O autor faz uma comparação aqui entre disciplina terrestre e a celeste. Os pais disciplinam os filhos porque os amam. Entregar os filhos à própria sorte ou vontade é arruinar a vida deles (Pv. 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” ara; 22:15 “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” ara; 23: 13 “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares (bater) com a vara, não morrerá.” ara; 29:15 “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” ara.

 

 

 

Calvino tem razão em dizer: Se não há entre os homens, pelo menos entre os prudentes e ajuizados, algum que não corrija a seus filhos, já que estes não podem ser guiados à real virtude sem disciplina, muito menos Deus, que é o melhor e o mais sábio dos pais, negligenciaria um antídoto tão eficaz.

Da mesma forma que um pai verdadeiro disciplina um filho, nós somos disciplinados por Deus por causa do seu amor por nós.

 

III. COLOCAR-SE EM SUBMISSÃO DIANTE DA DISCIPLINA (V.9 “Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” ara): Se os pais que corrigem seus filhos por um breve tempo, e podem errar quanto ao tempo, à intensidade e à motivação da disciplina, fazem isso com amor e para o bem dos filhos, quanto mais o nosso Pai celeste, que nos corrige ao longo da vida, da forma certa, na proporção certa, com a motivação certa e com resultado certos. Nosso Pai Celeste é sempre exato, consistente e visa o nosso melhor interesse. Para suportar corretamente a disciplina, é preciso suportar inteligentemente.

Submissão é muito mais do que tolerar, é colocar-se debaixo da disciplina, é permitir que ela tenha ação e opere em nós o resultado que Deus está desejando produzir.

 

  1. ENTENDER OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA (V.10-11): Deus nos disciplina porque tem objetivos, não é simplesmente para nos ver sofrer ou porque tem prazer nisto. Quais seriam esses objetivos? De acordo com os vs.10-11, seriam:

 

VISA APROVEITAMENTO: A disciplina irá produzir algum benefício em nossa vida, ainda que no momento em que passamos pela disciplina não consigamos perceber.

NOS TORNA PARTICIPANTES DA SANTIDADE DE DEUS: A disciplina faz com que nos tornemos participantes da santidade de Deus, isto é, que vivamos de maneira mais santificada.

PRODUZ FRUTO DE JUSTIÇA: A disciplina produz em nossa vida os padrões de justiça e retidão que Deus deseja ver em nossa conduta.

 

  1. RESTABELECER O ÂNIMO E SEGUIR FIRMES (V.12-13):

Há momentos em que, embora a corrida ainda não tenha terminado, ficamos cansados e esgotado, com as mãos descaídas (desamino) e os joelhos que anda com dificuldade, mancando; que não consegue se manter de pé. Devemos vencer o desânimo e até mesmo o desespero, e prosseguir, pois essas dificuldades do caminho não são para os derrotar, mas para nos fazer homens e mulheres maduros, conforme Deus quer. (Fp 3:12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. ara

Nós somos encorajados a diante da disciplina recobrar o ânimo e seguir firmes. É como se Deus dissesse para cada um de nós diante da disciplina ficarmos firmes e não desistirmos da caminhada (Fp 3:14 “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” ara)

 

CONCLUSÃO:

Como você tem reagido diante da disciplina? Será que está a ponto de largar tudo? Pare nesta noite e reconsidere suas atitudes, e tente reagir da forma como Deus deseja ver em nossa vida.

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.