O TEMPO DE DEUS

TEXTO: SALMO 40:1 “Esperei pacientemente por ADONAI, até que ele se inclinou para mim e ouviu meu pranto. 2 Tirou-me do Abismo tumultuoso, do charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, e estabeleceu os meus passos. Judaica

Salmo 40:1 “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; arc

Salmo 40:1 “Esperando esperei por Jehovah, e ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. 2 Tirou-me duma cova extraordinária, dum lodo lamacento, e pôs meus pés sobre uma rocha, e firmou bem meus passos.

 TEMA: O TEMPO DE DEUS

 INTRODUÇÃO:

Uma vez se vendo Davi liberto de algum grande perigo, e nunca era de um só, mas de muitos, ele enaltece de forma mui sublime a graça de Deus; e por esse meio sua alma se enchia de admiração ante a providência divina, a qual se estende a toda a raça humana.

1 – Esperando esperei v.1a

O inicio deste Salmo é uma expressão de gratidão na qual Davi relata que fora libertado, não apenas do perigo, mas também da presença da morte. Podemos entender que nesta passagem, dar para compreende uma infinidade de perigos dos quais ele escapara. Certamente estivera mais que exposto ao maior dos perigos, à morte; de modo que, com boas razões, podia dizer que fora tragado pelo abismo da morte afundado em lodo lamacento. Não obstante, o que transparece é que sua fé ainda continuava firme, porquanto não cessou de confiar em Deus, embora a longa permanência da calamidade havia deixado sua paciência bem perto da exaustão.

A espera paciente em Deus era uma característica de nosso Senhor Jesus. A impaciência nunca demorou-se em Seu coração, muito menos escapou por Seus lábios. Por toda a sua agonia no Jardim, Seu julgamento com cruéis zombarias diante de Herodes e Pilatos, e a Sua paixão no madeiro, Ele esperou em onipotência de paciência. Nenhum olhar de ira, nenhuma palavra de murmuração, nenhuma atitude de vingança veio do paciente Cordeiro de Deus; Ele esperou e esperou; foi paciente e paciente até a perfeição, superando claramente todos os outros que, segundo sua medida, glorificaram a Deus nas fogueiras.

O Senhor nos ensina sempre em esperar Sl 27:14 “Espera no Senhor Jeová, anima-te, e o teu coração se fortalecerá; espera, pois, no Senhor Jeová.” Sl 34:15 “Os olhos do Senhor Jeová estão sobre os justos, e os seus ouvidos estão atentos ao seu clamor. Bereana.

Salmos 27:14 “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” Salmos 34:15 “Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor.” Arc

Salmos 37:7 “Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.” arc

Davi demostrou que embora Deus demorou em seu socorro, não obstante o seu coração não desfaleceu, nem se cansou; senão que, depois de dar, por assim dizer, suficiente demonstração de sua paciência, por fim foi ouvido.

2 – Um poço de perdição v.2

Devemos compreende que o poço de perdição não é modo literal, mas sim de maneira figurativa, como um retrato daqueles anos difíceis que Davi teve de suportar. A vida de Davi fora ameaçada.

Mas é mais apropriado considerar que existe aqui uma alusão aos abismos profundos, onde as águas jorram com uma força tumultuada. Por essa semelhança, ele mostra que foi colocado em perigo iminente de morte como se tivesse sido jogado em uma cova profunda, rugindo com a fúria impetuosa das águas 1Sm 22; 24-27. Com o mesmo objetivo também está a semelhança do barro misturado, com o qual ele sugere que ficou tão impressionado com o peso de suas calamidades, que não foi fácil tirá-lo delas.

Em seguida, segue-se uma mudança repentina e incrível, pela qual ele manifesta a toda a grandeza da graça que lhe foi concedida. Ele declara que seus pés estavam pousados ??em uma rocha, enquanto antigamente ele havia sido atingido por água; e que seus passos foram estabelecidos ou mantidos, enquanto antes eles não eram apenas instáveis??e escorregadios, mas também estavam presos rapidamente na lama.

Essa figura de linguagem fala do livramento de ameaças e do descanso em um local seguro. Por aplicação, podemos falar sobre Cristo com o a Rocha (ver I Cor. 10.4 “e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.). Por isso devemos estar firmados Sobre Cristo, a Rocha sólida, estou de pé. Todo outro terreno é areia movediça e todos que ouve esta palavra se assemelha ao homem Mat. 7.24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”arc

 

 

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.