O CONTRASTE DO AMOR

TEXTO: 1 Jo 3:11 “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;”

O amor fraternal é uma mensagem antiga e não uma novidade (1Jo 3:11 “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;”). A primeira coisa que João deixa claro é que a mensagem apostólica acerca do amor fraternal não era uma novidade como a pregação dos falsos mestres. Este se gabar-se ou vangloriar-se do seu novo ensino, recebido por uma iluminação especial. João refuta os falsos mestres mostrando que a mensagem que está trazendo para a igreja é a mesma que a igreja ouvira desde o princípio.
João apela para a autoridade da tradição apostólica, que remonta ao próprio Cristo, para estabelecer firmemente a mensagem que eles haviam recebido. O conteúdo da mensagem é que os cristãos devem amar uns aos outros.
Essa mensagem acerca do amor estava em consonância com o todo das Escrituras (Dt 6:5 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”; Lv 19:18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”). Jesus chegou mesmo a dizer que o amor é o maior dos mandamentos (Mt 22:34-40) e o critério pelo qual seremos conhecidos como seus discípulos (Jo 13:34 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”). O apóstolo Paulo destacou que o amor é o cumprimento da lei (Rm 13:9 “Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.; Gl 5:14 “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”).
Quando apreciamos escrito do apóstolo Paulo em Rm 8:38,39, podemos entender que a supremacia do amor de Deus em Cristo Jesus é culminante desta sua argumentação: (38 “porque eu estou bem certo de quem nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, 39 nem a altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. A convicção firme e inabalável de Paulo é que nem a crise da morte, nem as desgraças da vida, nem poderes sobre-humanos, sejam eles bons ou maus (anjos, principados, potestades), nem o tempo (presente ou futuro), nem o espaço (alto ou profundo), nem criaturas alguma, por mais que tente fazê-lo, poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Confessa uma fé, ou seja, uma aceitação há Cristo, ela é mais cômoda, confortável, mas isso não nos isenta das consequências positivas ou não, pois como normalmente nós fazemos de vítimas em tudo que nos acontece, a aceitação não é a melhor saída. Jesus certa vez declarou Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”, aceitar a Cristo não é sinal de pertencer a Ele, mas se receber Ele é uma situação, é você ter consciência realmente do que está acontecendo em sua vida, de uma maneira consciente, avaliando as possibilidades com relação às consequências. Pois o envolvimento por inteiro permite com que você vivencie a situação crie uma consciência plena e faz com que você opte pelo que é melhor para você e sua vida, pois esse envolvimento nada mais é do que “abraçar” com seu coração o que Deus lhe envia, para um aprendizado mais completo e perfeito na sua vida. É demonstramos o amor real em nossas vidas, ou seja, Tiago diz: 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”.

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.