3 SIGNIFICADOS IMPORTANTES DO QUE É PASTOREAR O REBANHO DE DEUS

Jeremias 23:4 “E ordenarei sobre elas pastores que as apascentarão, e nunca mais temerão, nem desmaiarão, e nenhuma delas faltará, diz o Senhor Jeová.” Bíblia Bereana
Jeremias 23:4“Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor.” ara
Deus levantaria uma nova geração de reis (Pastores) que defenderia o bem-estar do povo e a vontade do Senhor acima de seus próprios desejos.
Jeremias condenou todos os líderes (“pastores”) de Judá pela forma cruel com que trataram o povo desamparado (vv.1-4). Em vez de conduzirem o rebanho com amor, comandaram impiedosamente e exploraram suas ovelhas. Os pastores não se importavam com as ovelhas, mas Deus cuidaria para que esses líderes fossem castigados. Por terem desobedecido a lei e se recusado a confiar no Senhor, esses líderes destruíam a nação e dispersaram o rebanho entre os gentios. No entanto, Deus prometeu ajuntar seu povo e transformar o remanescente numa nação. Jr 3:15 “Dar-vo-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com sabedoria e com entendimento.”. “vos darei pastores”: Ele promete coloca-los no meio do povo, para que lhe sejam uma bênção em todos os sentidos. Isso é bom para as pessoas quando seus pastores são segundo o coração de Deus, pois fazem a vontade do Senhor a lei do povo em todas as suas administrações; que governem por Ele e, se forem capazes, governarão como Ele. Esses são pastores segundo coração aberto de Deus, que, com sabedoria e entendimento, alimentam o rebanho, em vez de tosquiarem.

Mas quando o apóstolo Pedro usou a palavra “pastor”, seus leitores imaginariam um trabalhador de gado. Esse cara está trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, vigiando pastos, cercando os animais que fogem, dispensando os primeiros socorros, consertando vidas quebrados, certificando-se que as ovelhas estão seguras e bem alimentadas. Esse rapaz trabalha duro, fica sujo e ainda sabe como manejar como ninguém seu cajado.
Quando Pedro diz “pastoreai o rebanho de Deus” (1Pedro 5.2 “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;”), ele tem tudo isso em mente. Um pastor do povo de Deus é responsável por cuidar dele. Ele é responsável por o alimentar com a Palavra de Deus em sua pregação, aconselhamento e até mesmo nas conversas do dia-a-dia. Ele é responsável por proteger a ovelha dos falsos mestres, do veneno da falsa doutrina e da influência do mundo. Há uma razão pela qual “pastorear” é a metáfora mais proeminente (que se eleva acima do que o rodeia) na Escritura para o papel do pastor. “A responsabilidade fundamental dos líderes da igreja”, diz Tim Witmer, “é pastorar o rebanho de Deus”. Seu sucesso no ministério está sempre ligado com o bem-estar dele.
Mas com o que, exatamente, se parece o pastorear o rebanho de Deus? Significa algumas coisas diferentes.

1 – Significa ansiar e estar disposto a vigiar
Ansiar > (Verbo transitivo direto e pronominal > provocar ou sentir ânsia, preocupação ou sofrimento; afligir(-se), angustiar(-se), consumir(-se). “ansiava-o a ideia de perdê-la” 2. transitivo direto e intransitivo e pronominal > perturbar(-se) fisicamente, fazendo padecer ou padecendo de náusea(s); agoniar(-se), enjoar(-se). “os solavancos do carro ansiaram a criança”).
Vigiar > (Atentar em; tomar conta de; observar, olhar; cuidar de maneira atenciosa, com cuidado; velar; fazer o controle; não estar distraído; prestar atenção)
O termo “pastoreai” (1Pedro 5.2) vem do grego episkopeo. Ele significa literalmente “considerar” e inclui a ideia de olhar cuidadosamente ou assistir diligentemente. Em seu livro Pastores Segundo o Meu Coração, Timothy Laniak o define como “uma atenção vigilante para ameaçar o que possa dispersar ou destruir o rebanho”. O pastor é um guardião com botas no chão, pronto para ser usado pelo Supremo Pastor para guiar e proteger seu rebanho.
2 – Significa amar 1Pe 5:2a “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer…”

AMAR. O amor expresso no cuidado do rebanho é a base do ministério pastoral. Estes servos só são capazes de entender o amor por terem aprendido a amar com aquele que é a personificação do AMOR: JESUS.
Falando praticamente, pastorear quer dizer amar as pessoas. Você não pode amar ministrar e ser odiado pelas pessoas. A convocação é um chamado para amar as ovelhas. “Amar pregar”, Lloyd-Jones diz, “é uma coisa; amar aqueles para quem nós pregamos é totalmente outra coisa”. Um homem convocado por Deus para liderar o rebanho dele ama ambas as coisas. E ambas são essenciais para a tarefa. O estudo e a reflexão requeridos do pastor não o tornarão um ermitão acadêmico; ao invés disso, o estudo dele deve levá-lo a nutrir mais eficazmente a igreja. Ele deve possuir uma capacidade básica de comunicar o coração e o amor de Deus ao povo de Deus.

Significa conectar o cuidado do Supremo Pastor 1Pe 5:2b “nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;”
A liderança na igreja não é um posto de privilégio, mas de serviço. O pastor deve visar a glória de Deus e o bem das ovelhas de Cristo, em vez de fazer a obra visando lucro. A igreja não é uma empresa cuja finalidade é o enriquecimento de seus líderes. A recompensa financeira jamais deve ser a motivação para alguém exercer o pastorado. A Palavra de Deus é que mostra muita transparência ou evidência clara em dizer que é dever da igreja pagar ao pastor o seu salário (1Co 9:1 “Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;”; 2Co 11:8 “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir, 9 e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado.”; 12:13; 1Tm 5:17 “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. 18 Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”). Os animais que eram usados na debulha do trigo eram permitidos se alimentar enquanto faziam o trabalho, de forma que quanto mais trabalhavam, mais alimento eles tinham. Portanto, que os pastores que trabalham na palavra e na doutrina sejam bem sustentados. Digo é o obreiro do seu salário (Mt 10:10).

A igreja local imerge os pastores nas coisas da vida. Considere os mistérios da experiência humana – o casal sem filhos que acabou de ter o terceiro aborto espontâneo, o novo convertido ainda preso num vício que durou sua vida toda, o provedor que trabalha duro que acabou de perder o emprego, o pecador que está morrendo confrontando a certeza do drama. Nesses momentos desesperadores, quem é apontado para guiar o povo de Deus pelos vales inexplicáveis para beber nas correntes da providência e da bondade de Deus? Quem irá nos lembrar que o Supremo Pastor é o Bom Pastor (João 10.11)? Ninguém além dos pastores da igreja. Que gloriosa exibição da graça de Deus: criar um escritório especial para nosso cuidado durante tempos de tribulação e sofrimento. Longe dos holofotes e das mídias de comunicação da Cristandade, cuidando do trabalho de pastor na obscuridade, para guardar as almas das pessoas. Eles conectam as ovelhas ao Supremo Pastor.

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.