Nossas Escolhas

Prov. 14:12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”

Você acha que está no caminho certo, que sua ideia é extraordinária ou que a imagem que você tem de uma pessoa é acertada. No entanto, com o correr dos dias, descobre que estava completamente enganado. Porque aparências enganam. As coisas nem sempre são aquilo que aparentam ser.

Existem pessoas que perderam grandes oportunidades simplesmente porque fizeram suposições erradas. Quando você deixa-se levar por suposições, machuca pessoas queridas e até destrói relacionamentos significativos. Por isso, o provérbio de hoje afirma que o fim de seguir o caminho que você supõe correto pode ser a morte.

Você mesmo é o seu pior inimigo! Você causará mais danos e dificuldades para si mesmo do que dez adversários! A sua própria alma é o perigo mais mortal na sua vida! Com um aviso desta natureza os homens nunca confiariam em seus próprios pensamentos, certo? Errado! Enquanto você está destruindo a sua própria vida, você pensará que está fazendo o que é perfeitamente correto! Você nunca verá o perigo.

Caminhos enganosos.

Pv 16:25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.”.
Nem sempre as coisas são o que parentam ser. Há muita ilusão ótica. Há muitas miragens. Há muitos brilhos falsos. Há muita propaganda enganosa. Nem sempre nossa percepção é confiável. Há caminho que parece direito às pessoas. Seu aspecto externo é bastante semelhante aos caminhos de vida. Mas seu destino final é a morte. Jesus contou sobre o homem imprudente que edificou sua casa sobre a areia. Tudo naquela casa era paredes, as portas e as janelas. Mas o fundamento estava plantada na areia, uma base absolutamente frágil. Quando a chuva caiu sobre o telhado, o vento soprou contra a parede e os rios bateram n alicerce, a casa ruiu, e foi grande a sua ruína (Mt 7:26,27). É comum as pessoas afirmarem: “Toda religião é boa; todo caminho leva a Deus. O que importa é ser sincero”. Mas essas opiniões estão longe de ser verdadeira. Nenhuma religião pode nos dar salvação. Só há um caminho que nos conduz a Deus. Jesus Cristo afirmou. Jo 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a via; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Só existe um caminho seguro para o céu: Jesus. Só há uma porta de entrada no céu. Jesus. Fora dele não há salvação. Os outros caminhos podem parecer direitos ao ser humano, mas são caminhos de morte.

Autoengano, um perigo real.
Pv 12:15 “O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.”.
Há um ditado popular que diz: “O pio cego é aquele que não quer ver”. O insensato é assim. Ele não discerne as coisas. Há uma venda em seus olhos e um tampão em seus ouvidos. Seu coração está endurecido, e a sua consciência está cauterizada. Ele coloca os pés numa estrada escorregada e avança como se estivesse em terra firme. Envolve-se em tramas de morte (derrubar e prejudica alguém ou seja maquina o mal) e caminha despercebidamente. O diabo cega o entendimento dos incrédulos (1Co 5:11) e lhes anestesia a alma. Os insensatos são corrompidos de tal forma que, além de não enxergarem os riscos de seu caminho sinuoso, ainda esses caminhos parecem retos aos seus próprios olhos. Os insensatos invertem os valores e tapam os ouvidos aos sábios conselhos.
O autoengano é o último estágio da degradação moral, pois aqueles que estão dormindo nos braços desse comodismo moral despertarão tarde demais, quando já terá passado o tempo do arrependimento e da oferta da graça.

Seu coração não é confiável.
“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” (Pv 28:26).
O coração não é um bom mestre. Ele é enganoso e desesperadamente corrupto. É do coração que procedem os maus desígnios. Confiar no próprio coração, portanto, é consumada tolice. John Locke diz que o ser humano é produto do meio. Mas a verdade dos fatos é que o meio é produto do se humano. A corrupção da sociedade não vem de fora; vem de dentro do coração humano. Não é o poder que corrompe; o poder revela os corrompidos. O coração humano é o laboratório no qual todas as maldades são processadas. É o útero no qual é gestado todo engano e insensatez. Confiar em si mesmo, consequentemente, é caminhar por uma estrada escorregadia cujo destino é a perdição. Por outro lado, aquele que anda em sabedoria será salvo. Sabedoria é olhar para vida com os olhos de Deus. É ver a vida como Deus a vê. É sentir as coisas com o coração de Deus. É tomar as decisões que Jesus, a nossa Sabedoria, tomaria.
A autoconfiança é insensatez; ela pavimenta o caminho da queda. Mas a sabedoria é livramento; ela nos conduz com passos determinado ruma à gloria.

Deus julga nossas intenções.

Pv 16:2 “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos.”
Nosso conhecimento é limitado. Julgamos segundo a aparência. A camada de verniz que cobre a covardia e esconde a coragem muitas vezes nos impressiona a ponto de pensarmos que os robustos Eliabes são os escolhidos de Deus. Deus não vê as coisas como nós as vemos. Nós vemos o exterior; Deus vê o coração. Nós contemplamos a ação; Deus julga a motivação. Podemos pensar que tudo o que fazemos é certo, mas o Senhor julga nossas intenções. Somos a geração que aplaude a performance, que premia o desempenho, que acende as luzes do palco para o glamour da aparência. Somos uma geração que idolatra o corpo e cultua a beleza física. A Bíblia, porém, diz que enganosa é a graça e vã é a formosura, mas a pessoa que teme ao Senhor será louvada (Pv 31:30).
O que conta para Deus não é o que aparentamos ser, mas o que somos. Não raro as pessoas amam não quem somos, mas quem aparentamos ser. Amam não nossa verdadeira identidade, mas nossa mascara. Não somos aquilo que somos em público, mas quem somos em secreto. O que tem valor aos olhos de Deus não é o que julgamos puro, mas o que Deus considera puro.

Deus conhece as motivações.

Pv 21:2 “Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações”.
A sinceridade não é uma prova infalível para conhecer a verdade. Há muitas pessoas sinceramente enganada. Há caminhos que parecem ser certos ao entendimento humano, mas são absolutamente tortuosos. Há comportamento humanos que recebem aplausos nas praças e incentivo da mídia, mas essas práticas não passam no crivo da ética divina. Há palavra que são belas aos ouvidos dos observadores, mas soam como um barulho estranho aos ouvidos de Deus. Há ações que arrancam elogios da terra, mas são reprovados no céu. Todo caminho do individuo é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. Se você pensa que tudo o que faz é certo, lembre-se de que o Senhor julga as suas intenções. O tribunal humano só consegue julgar suas palavras e ações, mas o tribunal divino julga seu foro íntimo. As pessoas veem as obras, mas Deus vê a motivação. As pessoas se impressionam com o exterior, mas Deus vê o interior. Você se olha no espelho e dá nota máxima a si mesma por seu desempenho, mas Deus sonda seu coração e exige verdade no íntimo. O ser humano se contenta apenas com aparência, mas Deus o pesa na balança e o encontra em falta. Não basta ser aplaudido pelas pessoas nem dar nota máxima a si mesmo. É necessário ser aprovado por Deus.
Conclusão:
Você hoje está lendo esta mensagem com humildade, perceberá que o Espírito de Deus está chamando seu coração para refletir. A decisão transcendental que você vai tomar hoje está fundamentada naquilo que você supõe ou nos princípios da palavra de vida? Isto é básico, porque “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.