O PODER DA GRATIDÃO

TEXTO: Salmo 103.1 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. 3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4 quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5 quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”
– Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade.
– A gratidão é uma “emoção”, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou responder com igualdade para um favor que fizeram por você.

1 – A GRATIDÃO TEM O PODER DE ALEGRAR O CORAÇÃO DO PAI
I Ts. 5.18 Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
– A vontade de Deus é que, em meio a todas as circunstâncias, demos graças. As ações de graças talvez sejam o tipo de oração mais negligenciado pelos crentes.
– Possivelmente, muitos pensam que elas não são orações poderosas para mudar as circunstâncias da vida ou para tocar o coração de Deus, mas esse é um tremendo equívoco.
– “Em tudo, daí graças” não significa dar graças pelo mal moral. Ao contrário, é louvar a Deus sabendo que ele é poderoso para transformar os vales em mananciais e o mal em bem.

2 – A GRATIDÃO TEM O PODER DE MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS
Pv. 3.6 “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
– Se formos capazes de ver a mão de Deus nas circunstâncias, seremos capazes de ser gratos pela obra que Ele faz em nós. O texto encerra um mandamento e uma promessa. O mandamento é: Leve Deus a sério em todos os seus caminhos. A promessa é: Deus dará a você uma caminhada reta e segura.

3 – A GRATIDÃO TEM O PODER DE TRAZER O CONTENTAMENTO:
Filipenses 4:11 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.
– Você jamais verá uma pessoa contente murmurando ou um descontente agradecendo. Se não há contentamento pelo que Deus tem dado, Ele não pode multiplicar.
– Seria incoerente com a natureza de Deus Ele continuar nos dando algo que não desejamos receber ou pelo que não somos gratos.
– O descontente deprecia a bênção do céu. Mas o contentamento, que vem pela gratidão, dá ao Senhor ocasião para nos dar porção ainda maior. A gratidão tem o poder da multiplicação.

4 – A GRATIDÃO TEM O PODER DE TRAZER VIDA ONDE EXISTE MORTE
Jo. 11.41 “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!”.
– Na ressurreição de Lázaro Jesus fez o mesmo que na multiplicação dos pães.
– Ele apenas agradeceu a Deus e depois chamou a Lázaro da morte para a vida. Primeiro Jesus agradeceu, depois chamou ele para fora.
– Eu creio que Ele deu ações de graças para nos ensinar que ações de graças dão sabor à uma vida morta. A gratidão coloca vida em nossas vidas.
– Por que Deus se interessa tanto pela nossa gratidão?
– Porque ações de graças mudam a nossa atitude diante da vida.
– Ações de graças produzem contentamento. A vontade de Deus é que tenhamos um coração grato que produza contentamento.

5 – A GRATIDÃO TEM PODER QUANDO ELA É EXPRESSADA DE TODO O CORAÇÃO
Lc. 17.11 “De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Eles não pedem para ser purificados; clamam apenas por compaixão. Jesus, em resposta, apenas ordena que eles vão e se mostrem aos sacerdotes. Isso era o que a lei exigia. Jesus não tocou neles como fez com o homem tomado de lepra (5:12-16), nem mesmo declarou que eles estavam limpos. Apenas os enviou aos sacerdotes. Enquanto os homens caminhavam, o poder da cura de Jesus lhe restaurou a saúde, e eles ficaram limpos. Warren Wiersbe diz: “Os nove amigos do samaritano foram declarados cerimonialmente puros pelo sacerdote, mas ele foi declarado salvo pelo Filho de Deus.

– “A gratidão silenciosa não é útil a ninguém.” Isso é verdadeiro. É por isso que devemos trabalhar para cultivar um coração de gratidão. Devemos nos esforçar para expressar a gratidão continuamente.
– Ser gratos pelas pequenas coisas e pelas grandes também, e, às vezes, fazer algo altamente intencional para expressar gratidão.
Cite motivos pelos quais você é grato.
você costuma expressar gratidão? Quando foi a última vez em que fez isto?

Salmos 116:12 “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” ara
Na tradução Bíblia Judaica Completa em Português: “Como posso retribuir a ADONAI toda a sua bondade para comigo?”
Bíblia Bereana diz: “Que darei eu ao Senhor, em retribuição, por todos os benefícios que ele tem feito para comigo?”
Promessas relembradas. De que forma agradecemos a Deus depois que Ele nos livra de uma situação difícil: (12). O salmista cumpre as promessas que fez ao Senhor quando passava pela provação. Assim, vai ao templo e apresenta suas ofertas de ação de graças (13-19).
Como seguidores de Jesus, apresentamos um tipo diferente de sacrifício: a oferta contínua de nossa vida e louvor ao Senhor e de fazer o bem ao próximo: 1Pe 2:5 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”
Hb 13:15 “Por meio dele, ofereçamos a Deus um sacrifício de louvor, continuamente. Porque este é o fruto de lábios que confessam seu nome. 16 Não se esqueçam de fazer o bem e de partilhar com os outros, porque de tais sacrifícios Deus se agrada.”. Bíblia Judaica Completa em Português

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.