UMA PALAVRA DE ENSINAMENTO

TEXTO: 1 Pedro 5:2 “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” ara

1 Pedro 5:2 “pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados, supervisionando-o não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer; não pelo desejo de lucro desonesto, mas com entusiasmo. 3 Não ajam como dominadores dos que estão sob seus cuidados, mas como pessoas que se tornam exemplos para o rebanho.” Judaica

TEMA: UMA PALAVRA DE ENSINAMENTO

INTRODUÇÃO:

O Apóstolo Pedro faz um apelo forte a todos principalmente aos líderes. Mesmo tendo-se apresentado como apóstolo no início da epístola (1:1a “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo […]”.), agora se apresenta-se como presbítero (5:1). O apóstolo tem uma responsabilidade pela igreja universal, por todas as igrejas, a passo que o presbítero tem uma responsabilidade mais restrita pelo grupo local de cristão. Antes de exortá-los, coloca-se como copresbítero, ou seja, na mesma posição dos exortados. Exortação> ato ou efeito de exortar; encorajamento, estímulo, incitação. conselho, advertência; Exortar> Significado de Exortar = verbo bitransitivo Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar: exortava os alunos a pensarem de acordo com seus ideias. Etimologia (origem da palavra exortar). A palavra exortar deriva do latim “exortare”, que significa dar estímulos, incentivar.
A declaração de que Pedro foi o primeiro papa, o bispo universal da igreja, o vigário de Cristo na terra, a pedra fundamental sobre a qual a igreja foi edificada, está em total desacordo com o ensino das Escrituras. O cabeça, o bispo universal e a pedra fundamental sobre a qual a igreja está edificada é o Senhor Jesus Cristo. O vigário de Cristo na terra, ou seja, o substituto de Cristo na terra, é o Espírito Santo que foi enviado para estar para sempre com a igreja. Constitui-se um terrível engano colocar Pedro ou qualquer outro homem nessa posição que só pertence ao próprio Deus.

1 – Não por constrangimento, mas espontaneamente. 1 Pe 5:2a “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer”
O presbítero é um pastor de ovelhas, e a igreja é o rebanho de Deus. O pastor (presbítero) não é o dono do rebanho. Deus nunca passou aos pastores o direito de posse das ovelhas. Cabe ao pastor (presbítero) alimentar, proteger e conduzir as ovelhas de Deus. Pero diz que a liderança na igreja não é algo imposto pela coerção (ato ou efeito de reprimir; repressão. 2. JURÍDICO (TERMO) força exercida pelo Estado para fazer valer o direito; coibição.), mas algo voluntário. Ninguém pode ser constrangido a ocupar uma posição de liderança na igreja. O pastoreado deve ser um ministério espontâneo (1Tm 3:1 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.” ara) outra tradução Judaica (1Tm 3:1 “Eis uma declaração na qual se pode confiar: se alguém deseja ser líder congregacional, procura uma tarefa nobre.” Comentário> Lider congregacional, do grego episkopos, significa literalmente “supervisor”. Transliterado para “bispo” em português. O desejo pela liderança não é depreciado, mas elogiado).
Pedro está alertando aqui para o perigo da preguiça. Há muitos pastores preguiçosos, que não suam a camisa nem se afadigam na Palavra (1Tm 5:17 “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.”). Há muitos pastores que apascentam a si mesmos em vez de cuidarem do rebanho. Buscam as dádivas do ministério em vez de se gastarem pelo ministério (2 Co 2:17 “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.” ara = mercadejar: transitivo indireto e intransitivo fazer transações comerciais; fazer negócio(s) na qualidade de mercador; comerciar. 2. transitivo direto e bitransitivo: comprar ou vender; negociar.). Buscam glórias para si em vez de conhecerem o estado do seu rebanho.

2 – Não por sórdida ganância, mas de boa vontade. (5:2b “nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” ara).
A liderança na igreja não é um posto de privilégio, mas de serviço. O pastor (presbítero) deve visar a glória de Deus e o bem das ovelhas de Cristo, em vez de fazer a obra visando lucro.
A igreja não é uma empresa cuja finalidade é o enriquecimento de seus líderes. A recompensa financeira jamais deve ser a motivação para alguém exercer o pastorado. Um espírito mercenário é incompatível com o exercício desse nobre ofício. Exercer liderança na igreja por sórdida ganância é um grave pecado contra Cristo, o Senhor e dono da igreja. Se Pedro alertou para o perigo da preguiça na primeira exortação, agora alerta também para o perigo da cobiça. Na igreja primitiva havia exploradores itinerantes que saíam percorrendo as igrejas, buscando os bens dos cristãos, em vez de cuidar do povo. Paulo denuncia essa prática e dá o seu exemplo (At 20:33; 1Co 9:12; 2Co 12:14; 1Ts 2:9).
A Palavra de Deus é clara em dizer que é dever da igreja pagar ao pastor o seu salário (1 Co 9:1,14; 2Co 11:8,9; 1Tm 5:17,18). Aqueles, porém, que entram no ministério visando lucro, movidos por sórdida ganância, cometem um horrendo erro. Paulo é categórico em dizer que o pastor (presbítero) não deve ser avarento (1Tm 3:3 “não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;”) nem cobiçoso de torpe ganância (Tt 1:7 “Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;”).

3 – Não como dominadores, mas como modelos. (5:3 “nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” ara) na tradução judaica (“3 Não ajam como dominadores dos que estão sob seus cuidados, mas como pessoas que se tornam exemplos para o rebanho.”).
Tendo denunciado o perigo da preguiça e da cobiça. Pedro agora alerta para o perigo da ditadura e da tirania. Os pastores (presbíteros) recebem autoridade diretamente do Supremo Pastor (5:4 “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”) por meio do Espírito Santo (At 20:28 “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”). Porém, não devem fazer mau uso dessa autoridade. O pastor (presbítero) devem ser um exemplo para a igreja (Jo 13:15 “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” ara; 1 Timóteo 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” arc), e não ditador na igreja. Deve andar na frente do rebanho como modelo, e não atrás do rebanho para fustiga-lo e ameaça-lo. Jesus ensinou que liderança é serviço. Sendo ele o Mestre e o Senhor, usou a bacia e a toalha como emblemas do seu reino (Jo 13:4 “levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” ara).
Na igreja de Deus, ser grande é ser servo de todos. O próprio Filho de Deus disse que não veio para ser servido, mas para servir (Mc 10:45 “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”). Não há espaço na igreja de Deus para um líder que emprega ou quem quer que empregue de autoridade tirânica para dominar e ditador. O papel do líder não é dominar o povo de Deus com rigor desmesurado, mas ser exemplo. O problema é que hoje temos celebridades demais e servos de menos.
Aos ambiciosos discípulos, Jesus advertiu: Mc 10: 42b “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. 43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 44 e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.”.
Os pastores que servem com fidelidade ao Senhor da igreja têm a promessa de que, quando Jesus voltar, em majestade e glória, receberão de suas mãos a coroa da glória.








































On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.