TEMA: JESUS O CUMPRIMENTO DA LEI

TEXTO: Mateus 5:18 “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. ara

 

TEMA: JESUS O CUMPRIMENTO DA LEI

 

As declarações de Jesus registradas nessa passagem são as mais surpreendentes de todas as que Jesus faz nesse sermão.

 

1 – A infalibilidade da lei e dos profetas (18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”)

 

Os opositores (escribas e fariseus eles se apresentavam como os grandes guardiões da lei e acusavam Jesus de violá-la) de Jesus insinuavam que ele estava sabotando a revelação de Deus dada a Moises. Porém, longe disso, Jesus afirmou categoricamente que nem um i ou um til da lei jamais passarão ate que tudo se cumpra. A Palavra de Deus é inerrante e infalível. A mente que a produziu não é humana, mas divina. A verdade nela contida não caduca com o tempo, mas é eterna. A lei apontava para Cristo. Os profetas falaram de Cristo Isaias 7:14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”. Is 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”

Ele é o fim da lei (Rm 10:4 “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”), na realidade o verbo empregado aqui é Télos (τέλος) é um termo grego que significa finalidade, objetivo, propósito conforme a concordância Augustus Hopkins Strong.

O fim significa objetivo, finalidade.

“Porque o fim[telos] da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.”

O objetivo da Torah/Lei é o Messias/Ungido, sendo isto justiça para todo aquele que crê.

 

Os profetas anunciaram o nascimento, vida, o ministério, as obras, a morte, a ressurreição e o senhorio de Cristo. Tudo isso, rigorosamente, se cumpriu nele.

 

2 – A penalidade para aqueles que violam e ensinam errado os mandamentos da lei (19 “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”)

 

Tanto a lei cerimonial – diz respeito aos rituais da Antiga Aliança, e tinha o objetivo de apontar para o Cristo, o Cordeiro de Deus; como a lei moral ela fornece um padrão universal de justiça a ser seguido em todos os tempos. As leis morais são referentes às relações do homem com Deus e com seu próximo. A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).

A lei precisa ser corretamente entendida para que seu proposito seja corretamente alcançado. Os escribas e fariseus torciam a lei em nome da lei. Eles deturpavam seu sentido para ostentarem uma espiritualidade de faixada. Vangloriavam-se ao mesmo tempo que violavam a lei e ensinavam ao povo preceitos de homens, em vez de ensinar com fidelidade a lei. (Cl 2: 20 “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.” acf). Violar a lei é quebra-la. Ensinar a lei de maneira errada é ser falsa testemunha de Deus. A lei não é para ser quebrada, mas também para ser obedecida. Não é apenas para ser guardada, mas também para ser transmitida. Com isso, Jesus está mostrando que a pratica deve preceder a pregação. Os escribas e fariseus falavam, mas não praticavam; pregavam, mas não faziam (Mt 23:3 “Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;” acf). (Mt 23:3 “Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. ara)

Se a quebra da lei e o ensino errado da lei trazem uma um limite ao transgressor travestido de mestre, a observância da lei e de seu ensino fiel proporcionam grande honra: … esse será considerado grande no reino dos céus. (5:19 “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. ara).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.