VIDA NO ALTAR DE DEUS

TEXTO: ROMANOS 12.2 “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de  que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”. Nova Versão Transformadora. NVT                                  

ROMANOS 12.2 “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” NTLH

ROMANOS 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” NVI

ROMANOS 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ARA

 

TEMA: VIDA NO ALTAR DE DEUS.

 

INTRODUÇÃO:

 Quando o apóstolo Paulo nos exorta a apresentar a nossa vida como oferta viva ao Senhor, ele está nos exortando a viver uma vida de altar. Na Bíblia há exemplos de vários homens que tinham uma vida de altar e que valorizavam esta prática. Mas nós vamos usar como modelo a vida de Abraão. Durante toda a vida Abraão ergueu altares ao Senhor. E o que podemos aprender com o seu exemplo? 

 

I – ALTAR DA REVELAÇÃO.  Gn.12.6,7.

O primeiro altar que Abraão edificou foi em Siquém. A palavra Siquém significa “ombro”. O ombro é um lugar de força, de levar grandes pesos, portanto o significado de Siquém é “força”.  Mas em Siquém estava o carvalho de Moré. Moré em hebraico significa “professor”, “ensino”, “revelação”. Isto nos mostra que a força de Deus está no ensino que procede de vida, da revelação. Uma igreja é forte na mesma medida que tem a revelação da palavra de Deus. E é isso que precisamos buscar. Temos que nos sacrificar ao máximo para receber a revelação da parte de Deus a fim de trazer ensino para seu povo. Quem está buscando a revelação de Deus, está edificando o altar em Siquém. Quem não se interessa pelo estudo da palavra, por fazer os  cursos bíblicos, não tem edificado o altar da revelação. Por isso, muitos não prosperam na vida cristã. Revelação é algo que muda a nossa vida. Portanto, edificar um altar em Siquém significa que nós temos que estar prontos para ensinar e ao mesmo tempo ter um coração  para aprender.

 

II  – O ALTAR DA SEPARAÇÃO – Gn. 12.8 “Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.”      

2.1. O segundo altar que Abraão edificou foi em Betel. O nome “Betel” em hebraico significa “casa de Deus”.  Portanto, o chamamento de Deus para nós é para edificarmos a sua Casa.  É interessante que o altar ficava entre Betel e Ai. Ai em hebraico significa “montão de ruínas”. Podemos ter Betel onde as pedras estão edificadas ou Ai onde as pedras estão apenas amontoadas. Sempre teremos diante de nós a carne e o espírito.  Também podemos dizer que Betel simboliza a igreja e Ai aponta para o mundo. O altar é a fronteira entre os dois reinos.  O que isso significa? Significa que tem que haver uma separação, uma fronteira entre a casa de Deus e o montão de ruína. Betel e Ai falam de duas atitudes, de duas posturas. Betel aponta para aqueles que estão na casa de Deus e decidem ser um discípuloPor outro lado há aqueles que estão em Ai, é gente que até se reúne, mas não é parte da edificação da igrejaEdificar um altar em Betel significa se comprometer com a edificação da casa de Deus. Esse é o nosso chamado. Deus está edificando algo nesse tempo, e o nosso desafio é cooperar com essa obra de edificação.

 

III – O ALTAR DA COMUNHÃO.  – GN.13.18 “E Abrão, mudando as suas tendas foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao Senhor.”

palavra “Hebrom” significa comunhão e “Manre” significa força, saúde e unção (gordura).  É a comunhão da Casa de Deus que nos leva a desfrutar da força que vem da unção (gordura ).  É nesse altar que você reconhece que sozinho você não chega a lugar nenhum, porque esse altar é o altar da comunhão, demonstrando que temos que depender uns dos outros, e devemos andar e estar juntos. É esse altar que nos faz reconhecer que precisamos da vida da igreja. A comunhão é fundamental para alguém que quer crescer.  Você precisa desfrutar da vida do Corpo de Cristo. Não ande sozinho. Tenha alguém que possa falar na sua vida, a quem você possa prestar contas. Quem está edificando o altar em Hebrom, tem prazer de se reunir, de estar junto. Isso é força para sua vida, é proteção para a sua caminhada (Ec.4.12 “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”.). Dar participação do Senhor.

 

IV – O ALTAR DA PROVAÇÃO.  GN.22.1,2,14.  

Depois de edificar em Moré = o altar da revelação. Depois de edificar em Siquém – o altar da Separação. Depois de edificar em Hebrom = o altar da comunhão. Abrão é chamado a edificar no Monte Moriá.  Moriá é o lugar onde a nossa realidade de vida é testada. Em Moré você aprende, em Siquém você se posiciona, em Hebrom você desfruta da vida de comunhão. Mas em Moriá você é levado ao sacrifício. Nossa fé vai ser provada até o extremo, e depois que formos aprovados, depois de levantar o altar e colocar nele o nosso Isaque, assim como Abraão ouviremos dos lábios do Senhor: Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. (Gênesis 22:12) Deus quer nos confiar grandes coisas. Deus que nos permitir chegar em lugares que ainda ao chegamos. Ter o que ainda não temos fazer o que ainda não fizemos. Mas para isso Ele vai provar a nossa fidelidade. O altar de Moriá é o teste de Deus para saber até onde estamos dispostos a ir com o Senhor. Você está disposto a levantar o altar do sacrifício em sua vida? Você está pronto para entregar qualquer coisa que Deus lhe pedir?

 

 

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.