JULGADOS NA MESMA MEDIDA

SEREMOS JULGADOS POR DEUS NA MESMA MEDIDA QUE JULGAMOS OS OUTROS?

 

Mateus: 7.1 – 3 

Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?  

 

Jesus disse para que não julguemos as outras pessoas, pois seremos julgados na mesma proporção, ou seja, seremos julgados por Deus na mesma medida em que julgamos o nosso próximo.

Entretanto, mesmo a grande maioria das pessoas sabendo disso, continua a exercer o péssimo hábito de ficar avaliando e criticando  o seu semelhante, como se fossem pessoas perfeitas e que possuíssem um comportamento exemplar.

A grande verdade é que essas pessoas, geralmente, ficam ressaltando determinados defeitos dos outros e se esquecem de olhar para os seus, agindo como indivíduos exemplares quando, muitos deles, trazem dentro de si os mesmos hábitos que criticam nas outras pessoas.

Infelizmente, as coisas não deveriam ser assim, mas são e o ser humano é rápido no gatilho para falar mal de alguém, porém não tem a mesma agilidade para corrigir os seus defeitos, prefere ficar olhando para o lado e não consegue enxergar o caminhão de distorções que existem em seu comportamento.

Onde estamos querendo chegar? Qual a nossa principal intenção nesse artigo? A resposta está em uma pergunta, qual seja: Será que essas pessoas não acreditam na Palavra de Deus? O versículo tema de nosso texto é muito claro, teremos sobre nós o peso do julgamento de Deus na mesma proporção em que ficarmos julgando os outros, Deus olhará para nós como os mesmos olhos críticos que olhamos para o nosso semelhante, então, gostaríamos de perguntar: Será que essas pessoas não têm nenhum temor com relação a essa afirmação de Jesus? Será que acham que Ele estava de brincadeira quando disse isto e a coisa não é bem assim?

Jesus está condenando a hipocrisia de alguns que possuem um estilo de vida totalmente em desacordo com os padrões determinados por Deus, mas que se colocam em um patamar superior e  procuram desempenhar um papel que não possuem o direito de exercer, já que são pecadores como aqueles que estão sob os seus julgamentos.

É lógico que Jesus não estava se referindo àquela crítica que busca o ensinamento, que visa o melhor para a pessoa que se encontra no erro e que é feita visando o crescimento daquele que se encontra de maneira equivocada, Ele está se dirigindo àqueles que criticam por criticar, julgam por julgar, que procuram diminuir o seu semelhante apontando seus erros por motivos mesquinhos e expondo-os a situações de constrangimento.

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar que na vida de muita gente esse tipo de atitude já se tornou um hábito, apontar os defeitos dos outros virou uma rotina, entretanto o alerta que Jesus nos dá é muito sério e quem não mudar o seu comportamento com relação isso, infelizmente, será julgado da mesma forma.

Deixe um comentário

On-Line
1
Olá! Seja bem-vindo ao nosso site!
Olá! Seja bem-vindo a IGREJA NOVA VIDA DE ITAÚNA! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.